Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Sugestão de Compra: entenda essa ferramenta agora!

A indisponibilidade de produtos no estoque pode ser uma frustração para o cliente e uma grande dor de cabeça para a distribuidora. Como a venda é a principal entrada de recursos, a falta de mercadoria pode impactar diretamente nos lucros do negócio. 

Para evitar esse transtorno, recomendamos que você faça o cálculo de sugestão de compras. Por meio desse planejamento, é possível prever a demanda e assegurar um giro de estoque sempre saudável, evitando assim que você deixe de atender um cliente por causa de produtos esgotados.

Continue lendo este artigo e entenda a importância da sugestão de compras e como é possível fazer esse cálculo de forma bem prática!

O que é sugestão de compra?

A sugestão de compra ou pedidos são indicadores baseados no histórico de vendas que são usados para determinar a quantidade ideal de novos produtos a serem adquiridos de fornecedores. Leva em consideração o prazo de entrega, a quantidade de dias que se deseja estocar o produto, a demanda e o pedido que ainda aguarda.

Qual é a importância da sugestão de compra?

Com base nos dados levantados, é possível saber exatamente qual é o ponto de pedido, ou seja, o momento certo de fazer um novo pedido de compras ao fornecedor. Além disso, você vai garantir que sempre haja produtos disponíveis em sua distribuidora, contribuindo assim para a satisfação dos seus clientes.

Essa disponibilidade no tempo certo é especialmente importante nos tempos atuais, de grande concorrência. Se o consumidor for até seu negócio e não encontrar o item que deseja, ele não vai esperar que você peça ao fornecedor, pois procurará no concorrente.

Além do mais, ser conhecido como uma empresa onde se “encontra tudo” fortalece sua marca e contribui para o marketing boca a boca. Imagine o quanto isso pode significar para o seu lucro e crescimento sustentável. E tudo isso pode partir de um cálculo de sugestão de compra!

Como calcular a sugestão de compra?

Calcular a sugestão de compra de um produto não é uma tarefa complicada. A essência do cálculo é descobrir a quantidade de vendas diárias do produto desejado, considerando o tempo que leva para repor tal produto e o estoque atual do mesmo. Você pode considerar no cálculo ainda uma quantidade adicional para servir como estoque de segurança.

Média de venda diária

A primeira variável que precisamos levantar é a média de venda diária do produto que você está querendo comprar.

Defina um período, levante a quantidade de unidades vendidas do produto e divida pela quantidade de dias do seu período.

Atenção ao período escolhido

Você deve ter muito cuidado ao escolher o período de tempo usado para calcular as vendas médias diárias. Se o período que você escolher não refletir as vendas do produto que você está discutindo, o valor médio não será verdadeiro e, portanto, a recomendação de compra estará completamente errada.

Se você estiver procurando por dados de produtos com demanda constante, poderá obter os produtos vendidos nos últimos meses, e tudo bem. Apenas certifique-se de que esses meses refletem o volume real de vendas do produto.

Agora, se a demanda pelo produto que você usa depende de um período específico do ano, então o método ideal é medir o desempenho do mesmo período do ano anterior para prever os dados para a próxima safra.

Frequência de compra e prazo de entrega

Outro fato que você precisa saber é a frequência de compra e o prazo de entrega. A frequência de compra é o número de dias necessários para fazer uma nova compra. O tempo de entrega é o número de dias em que o fornecedor entregará os bens adquiridos após fazer o pedido.

Estoque atual e estoque de segurança

O inventário é a parte básica do cálculo das recomendações de compra. Isso fará com que você compre muito ou pouco ou nada.

A sugestão de compra utiliza o estoque atual para evitar que você compre algo que você já tem. As unidades em estoque são descontadas da sugestão de compra.

Você pode também considerar o estoque de segurança. Neste caso, a fórmula fará com que você compre um pouco a mais para que você sempre tenha algumas unidades do produto sobrando no estoque para alguma eventualidade.

Sugestão de compras com ERP

O cálculo de sugestão de compras é uma método simples, mas muito eficaz para planejar a reposição de produtos no estoque da distribuidora, e um ERP eficaz, possui todos esses recursos citados pra otimizar o processo de quem é responsável por esse setor na sua empresa.

E não ficamos para trás quando falamos em facilitar a sua vida, com o Myheaven (um sistema ERP completo, intuitivo e 100% online), temos uma ferramenta automatizada para calcular sua sugestão de compra e além disso conseguimos reunir as principais informações em uma única tela, com filtros e diversos outros recursos. Poupando um grande trabalho da sua equipe para gerir o seu negócio.

Compartilhar
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Equipe da Tec Software

Equipe da Tec Software

Este conteúdo foi escrito pela equipe da Tec Software, composta por especialistas.

Quer estar por dentro das últimas novidades? Assine!