fbpx
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Planejamento empresarial: É hora de planejar o 2022 da sua empresa!

Sim! Já está na hora de pensarmos em 2022.

Nos últimos anos passamos por muitas mudanças e por mais que ainda fiquemos preocupados com o que pode acontecer é importante pensar no futuro e nos planejar para conseguirmos nos destacar no próximo ano.

Sendo assim, faltando apenas menos de um mês para o ano acabar, o melhor momento para reavaliar o plano estratégico da sua empresa é agora. Por isso, antecipe as adversidades e aproveite as oportunidades com um planejamento bem estruturado.

Ainda não sabe como fazer? Continue a leitura e saiba como realizar o planejamento empresarial da sua empresa pensando nas oportunidades que 2022 oferecerá.

Qual a importância do Planejamento Empresarial?

Para uma empresa atingir os resultados esperados, é imprescindível que todas as atividades operacionais sejam planejadas com antecedência e executadas em um determinado período de tempo.

Sendo assim, é primordial para o sucesso da empresa ter um planejamento de todas as ações bem estruturado para ter uma melhor administração do tempo e dos recursos necessários, focando sempre no que é realmente importante ao longo prazo, e no que trará mais prosperidade para a organização.

Além disso, o planejamento ajuda a entender as mudanças tanto no ambiente externo, quanto interno, a identificar possíveis problemas no processo e a identificar oportunidades de melhoria do negócio.

Portanto, mesmo que o mercado passe por um momento de instabilidade, isso não invalidará o plano que orientará o trabalho da organização nos próximos anos.

Conheça os tipos de Planejamento Empresarial

O planejamento empresarial abrange várias áreas dentro de uma empresa, nesse contexto, o ideal é abranger todas elas. Confira quais são essas áreas:

Plano estratégico

Fazer um plano estratégico de longo prazo é importante para definir os principais objetivos e o caminho de crescimento do negócio.

Portanto, quanto mais detalhada for a análise e inserção das oportunidades de negócios, melhor, pois é por meio dela que serão definidas as metas e objetivos da organização.

O planejamento estratégico deve ser feito por uma pessoa com capacidade de liderança, pois ela possui mais experiência e segurança para determinar as ações e tomar as decisões sobre o futuro da organização.

Plano financeiro

O plano financeiro é um documento que organiza os recursos financeiros de uma organização. Por meio dele é possível formular estratégias e metas considerando o controle de custos, as projeções de receita e o fluxo de caixa.

Além disso, com um plano financeiro bem definido é possível prever circunstâncias que podem interferir ou prejudicar os recursos financeiros de uma empresa.

Para realizar um plano financeiro eficiente, as entradas e saídas de caixa devem ser rigidamente fiscalizadas, permitindo o controle e conhecimento sobre o financeiro da organização.

Plano tático

Ao contrário do planejamento estratégico, o plano tático tem como foco ações de médio prazo, ou seja, realiza o planejamento das funções de seus colaboradores, e da parte operacional.

Esse tipo de estratégia é essencial e deve ser eficiente, ainda mais se tratando de um contexto de pandemia, onde muitos colaboradores estão trabalhando em regime home-office.

Plano operacional

O planejamento Operacional envolve a elaboração de tarefas, cronograma e prazos para realização e conclusão eficiente das atividades da empresa, ou seja, é um plano que deve ser feito a curto prazo.

Esse tipo de plano define o caminho que a organização deve seguir para manter as operações do negócio em dia a partir de um fluxo de trabalho eficaz e seguro.

Como realizar o planejamento empresarial 2022

Agora que você já sabe o que é o planejamento empresarial e qual a importância dele para o crescimento da sua empresa, chegou a hora de conhecer as etapas para colocá-lo em prática. Confira:

Tenha diagnóstico do ano anterior

Ter um diagnóstico dos dados do ano anterior da sua empresa, é uma forma eficaz de compreender o desempenho da sua empresa neste ano.

Por meio dele, você conseguirá visualizar os problemas, os indicadores financeiros, as vendas, o crescimento e também poderá ter uma análise do desempenho de suas equipes.

Portanto, o diagnóstico do ano anterior ajuda a visualizar quais metas foram determinantes para a sua empresa. Por meio dele é possível visualizar quais metas foram alcançadas e quais não foram, assim como quais estratégias foram eficazes e quais não foram.

Ciclo PDCA

Aplicar o ciclo PDCA é a segunda etapa do planejamento. O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que ajuda a otimizar os processos de uma empresa a fim de atingir um alto desempenho. O ciclo inclui quatro operações principais:

  • Planejar: significa definir metas e métodos organizacionais;
  • Fazer: significa implementar as operações conforme o planejado;
  • Checar: significa supervisionar os trabalhos realizados na empresa;
    Agir: significa tomar decisões com base em fiscalizações.

Neste último, inclusive, também é importante avaliar as estratégias e implementar mudanças quando necessário.

Análise SWOT

A Análise SWOT ou Matriz FOFA, permite avaliar os cenários internos e externos de uma empresa, orientando quais as vantagens e desvantagens que devem ser considerados na hora de executar as estratégias.

Os termos da sigla são:

  • Forças (strenghts): vantagens e desvantagens de uma empresa;
  • Fraquezas (weaknesses): características que podem prejudicar uma empresa;
  • Oportunidade (opportunities): fatores externos que beneficiam e contribuem;
  • Ameaças (threats): impactos negativos decorrentes de fatores externos.

Para criar uma análise SWOT de qualidade, primeiro é preciso entender a sua empresa, bem como os detalhes dela

Tenha mais eficiência no seu Planejamento Estratégico

Agora que você já sabe como realizar um planejamento estratégico eficiente para 2022, é muito importante que a sua empresa sai na frente e conte com um sistema de gestão empresarial.

Um sistema de gestão, software ERP, otimiza todas as rotinas gerenciais de um negócio, mantendo todos os processos e setores da empresa integrados em um único local.

Um sistema integrado permite fazer um melhor monitoramento e administração dos diversos setores de uma empresa.

Por meio dele é possível fazer o compartilhamento de informações e dados entre as equipes, de forma atualizada e precisa, gerar mais economia, tempo e tomar decisões mais assertivas.

Compartilhar
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Equipe da Tec Software

Equipe da Tec Software

Este conteúdo foi escrito pela equipe da Tec Software, composta por especialistas.

Quer estar por dentro das últimas novidades? Assine!