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O que é Inteligência competitiva?

A inteligência competitiva está diretamente associada à análise competitiva e de dados estratégicos, tanto acerca de concorrentes diretos e indiretos quanto em relação aos processos e agentes internos à organização.

Essa capacidade de analisar estrategicamente todas as vertentes que influenciam o resultado dos negócios permite tomar decisões mais acertadas em qualquer momento.

Além disso, oferecer produtos e serviços mais adequados e com aspectos competitivos que possibilitam a empresa liderar o segmento em que atua.

Certamente, você já ouviu histórias sobre espionagem — muitas empresas usam meios antiéticos para garantir vantagens competitivas. Entretanto, apesar de ser uma forma fácil de alcançar os objetivos, existem maneiras legítimas de liderar o mercado e garantir eficiência organizacional.

Neste artigo, ensinaremos como alcançar esses resultados por meio da inteligência competitiva. Vamos lá?

O que é inteligência competitiva?

Inteligência competitiva é o monitoramento sistemático de fatores intrínsecos e extrínsecos dos processos de negócio.

Com informações precisas de questões internas e, principalmente, sobre as ações de concorrentes diretos e indiretos, é possível determinar quais são as estratégias e decisões mais acertadas para contemplar melhores resultados.

A inteligência competitiva se concentra em cinco categorias básicas de informações relacionadas aos aspectos externos:

  • avaliação estratégica — quais são as principais táticas usadas pelos concorrentes?
  • análise operacional — como os seus concorrentes trabalham?
  • percepção do mercado — como os clientes percebem seus concorrentes?
  • capacidade tática — quais os diferenciais competitivos da concorrência?
  • perspectivas de mercado — quais as características do mercado em que você e seus concorrentes atuam e quão aptos eles estão para acompanhar as mudanças econômicas?
Além disso, os dados sobre fornecedores, clientes e outros parceiros de negócio podem ser relevantes para a tomada de decisão. Ao descobrir algumas dessas informações, você pode planejar suas ações — e reações — de forma estratégica.

Embora a inteligência competitiva se concentre na coleta de informações sobre a concorrência e outros agentes externos, a empresa também deve capturar e analisar dados de processos internos. 

Essa avaliação dá uma ideia de como está o desempenho de sua empresa, em quais aspectos o negócio se destaca e quais gargalos demandam maior atenção.

Por esse motivo, um dos métodos mais eficazes e usados para criar uma estratégia de inteligência competitiva é a análise SWOT. Essa ferramenta de gestão é muito usada em vários projetos, uma vez que ela possibilita a observação de aspectos internos e externos para criar táticas de gestão mais acertadas.

SWOT é um acrônimo para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). No Brasil, essa ferramenta também é conhecida como matriz FOFA, em sua tradução.

Enquanto as forças e as fraquezas se referem às características internas da organização, as oportunidades e ameaças estão relacionadas aos fatores externos.

A análise abrange fatores mercadológicos, acerca de fornecedores, clientes, concorrentes e até o macroambiente econômico em que o negócio está inserido.

Além disso, permite reconhecer gargalos internos, como falta de motivação organizacional, infraestrutura desatualizada ou atrasos nos processos produtivos.

Por isso, essa é uma maneira de elencar e avaliar os fatores mais pertinentes para ganhar vantagens competitivas e combater falhas que interferem nos resultados almejados.

Quais as vantagens dessa estratégia?

A inteligência competitiva elimina um dos principais fatores de gargalos nas empresas: os “achismos” organizacionais. Com informações precisas e pertinentes, você passa a analisar fatos, e não suposições.

Obter informações atualizadas também é um desafio, mas por meio delas, é possível implementar mudanças para garantir a competitividade do negócio e se adaptar facilmente a qualquer tendência ou atualização do setor.

A IC também melhora o ROI de investimentos, projetos e esforços de vendas e de marketing.

Isso porque ela auxilia na busca por gargalos e lacunas que devem ser otimizados ou combatidos, além de evidenciar vantagens competitivas e características positivas que devem ser potencializadas.

Outro benefício é poder economizar tempo e investimento para a tomada de decisão, o que automaticamente também aumenta o ROI de qualquer estratégia.

No lançamento de novos produtos e serviços, por exemplo, ter inteligência competitiva significa otimizar o tempo de chegada dos itens no mercado.

Ter a capacidade de prever o comportamento dos concorrentes é uma grande vantagem, pois você pode se diferenciar de alguma forma ou antecipar uma demanda específica.

A análise de inteligência competitiva pode prover percepções sobre oportunidades de negócio, principalmente, quando relacionadas às características geográficas.

Além disso, os sinais do mercado e de outros players garantem insights que podem ser decisivos para a permanência da empresa na disputa por market share.

Uma empresa pode ter grande vantagem se segmentar mercados inexplorados pela concorrência ou alcançar públicos exclusivos.

Com inteligência competitiva, a empresa também será capaz de:

  • reduzir a imprevisibilidade do mercado;
  • potencializar a eficiência e, consequentemente, a receita;
  • fortalecer processos de inovação;
  • aumentar a tangibilidade dos resultados.
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Equipe da Tec Software

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Este conteúdo foi escrito pela equipe da Tec Software, composta por especialistas.

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